Ampliando os Conhecimentos ( em construção)

 

A IMPORTÂNCIA DE CONHECER NOSSA LÍNGUA

 
           MORFOSSINTAXE
 
ANÁLISE MORFOLÓGICA E ANÁLISE SINTÁTICA
 
 

Gramática da Língua Portuguesa

 

 

 

 

 

 Plano de Aula

Identificação:

 Ednice Correia Guimarães da Silva

Disciplina – Língua Portuguesa

Conteúdo:

OS GÊNEROS TEXTUAIS

Objetivos:

  • Reconhecer e identificar os gêneros textuais;
  • Estimular o desenvolvimento cognitivo e o senso crítico, através da compreensão e interpretação dos textos apresentados;
  • Avançar no conhecimento do sistema de escrita e no mecanismo do desempenho da tessitura de textos.

Síntese do assunto:  Fundamentação teórica

Os gêneros textuais são temas bem difundidos nos parâmetros curriculares nacionais e devem ser explorados no ambiente escolar objetivando a interligação e a apropriação desses saberes, como também motivador do conhecimento e do interesse pela leitura, pois a função social da escola é formar no cidadão atitudes e valores apropriando saberes, construindo o desenvolvimento cognitivo, o senso crítico, ético e solidário nos alunos.

 Dentro da sala de aula, o conhecimento acontece através das redes de saberes como resultado do cruzamento entre a cultura referencial dos alunos e as mediações pedagógicas sistematicamente organizadas pelo professor, afinal, é na interação das relações afetivas partilhadas no diálogo entre docência e discência que o conhecimento se concretiza (Araujo, 2010).

Com base em Wachowicz (2010)  citando a proposta metodológica de Dolz e Schneuwly (2004), das sequências didáticas com gêneros textuais, propondo trabalhos de projetos em sala de aula num encadeamento de módulos de atividades, objetivando a prática de leitura, discussão e apreensão de estruturas linguísticas, propus envolver a turma toda com o contato direto com os gêneros textuais, almejando formar alunos leitores conscientes através da compreensão e interpretação da leitura. Zilberman (2010) concorda que é a escola, a responsável pela difusora da concepção da leitura, segundo a qual o ato de ler qualifica-se como prática indispensável para o posicionamento correto e consciente do indivíduo.

Os gêneros textuais são elementos essenciais no ensino de Português e devem ser trabalhados em todos níveis de ensino. Silva (2011, p.120), citando Marcuschi (2002), relata que os gêneros textuais são bastante diversificados e se caracterizam pelo seu aspecto sociocomunicativo e funcional.

Desenvolvimento da aula

Nesta aula será proposto aos alunos que se sentem organizados em 6 (seis) grupos. Com a colaboração de 3 (três) voluntários, distribuir entre os alunos vários recortes de revistas e jornais com diversidades de gêneros textuais autênticos.

Após a distribuição dos textos aos respectivos grupos, solicitar dos alunos que analisem os diversos textos e escolham apenas um gênero textual para fazer a leitura e análise do mesmo. Posteriormente solicitar que cada grupo faça comentários sobre o gênero escolhido justificando a escolha.

Nesse ínterim, ressaltar a importância de trazer para a sala de aula os gêneros textuais mostrando que eles estão presentes no nosso dia a dia, além disso, esclarecer que quanto mais nos agregarmos e sermos seduzidos pela leitura dos diversos gêneros textuais, mais obteremos conhecimento, acumulando assim positivos resultados na nossa bagagem cultural e intelectual.

Logo após esse momento de interação, instigar a participação de todos alunos, motivando-os a produzir seus próprios textos em relação ao tipo de gêneros escolhidos pelo grupo, para em outro momento expor no mural da escola, onde constará um painel de votação pelos melhores textos.

Metodologia:

 Apresentar recortes de diversos textos autênticos aos alunos e propor que eles comparem, diferenciem e escolhem um texto justificando a sua escolha, tecendo breves comentários;

Após o momento de interação entre os alunos, ressaltar a importância da linguagem discursiva, fazendo uma reflexão retórica sobre o pressuposto dialógico da linguagem e a importância dos gêneros textuais no contexto escolar explicando a relevância desses gêneros por fazer parte no nosso dia a dia.

Em seguida, incentivá-los a redigir seus próprios textos, escolhendo um tema da atualidade, conforme o gênero de cada grupo.

Recursos Didáticos:

Recortes de textos autênticos de diversos gêneros textuais: jornais, livros, revistas, artigos de jornais, crônicas, esportes, modas, política, culinárias, lazer, charge, tirinhas, HQ (histórias em quadrinhos).

Avaliação:

 Registrar a participação dos alunos, suas observações, escolhas, discursões e justificativas;

 Avaliar os textos redigidos de acordo com as normas gramaticais: a construção adequada do léxico e da pontuação; a estrutura sintática, a pragmática e semântica; a gramática discursiva: a coerência e coesão no texto e sua intencionalidade.

Referências:

Araujo, Márcia Baiersdorf. Ensaios sobre a aula: narrativas e reflexões da docência / Marcia Baiersdorf  Araujo. – Curitiba: Ibpex, 2010

Silva, Rita do Carmo Polli da. A linguística textual e a sala de aula / Rita do Carmo Polli da Silva. - Curitiba, 2011

Wachowicz, Teresa Cristina. Análise Linguística nos Gêneros Textuais. – Curitiba: Ibpex, 2010

Zilberman, Regina. A leitura e o ensino da literatura / Regina Zilberman. – Curitiba, 2010.